Minha Trajetória

Advogado, policial militar e pai de quatro filhos: Iranildo Campos Júnior, Alessandro Campos, Rafael Campos e da caçula Ágatha Campos. Nascido em 27 de julho de 1954, iniciou sua carreira política em São João de Meriti nos anos 80, como chefe de gabinete do ex-prefeito José de Amorim.

Em 1997, Iranildo foi Secretário de Governo de São João de Meriti, onde desenvolveu inúmeros projetos bem-sucedidos, entre eles, a criação da Guarda Municipal Montada, incluindo ronda escolar, motos, criação de equipe de trânsito e equoterapia (terapia educacional que utiliza o cavalo para auxiliar pessoas com necessidades especiais). Foi responsável pela Coordenadoria de Engenharia e Tráfego – CET Meriti, o Programa Meriti Luz e o Procon do município. 

Como vice-prefeito de São João de Meriti, assumiu a Secretaria municipal de Saúde. Sua atuação foi reconhecida pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), que apontou Meriti como “Saúde nota 10”. Já o governo de Cuba homenageou Iranildo como o melhor Secretário municipal de Saúde em todo o Estado do Rio de Janeiro. Com apenas seis meses de gestão, ele inaugurou em 2001 o HIMAC – Hospital Infantil de São João de Meriti, o primeiro da Baixada Fluminense.

Outra conquista importante nessa gestão foi o serviço de ambulâncias para gestantes e mães de recém-nascidos, através do programas “O Bebê vai Nascer” e “O bebê já nasceu”. Centenas de mulheres foram atendidas no caminho para a maternidade e também na volta para casa.

Em 2004, Iranildo iniciou seu primeiro mandato como deputado estadual, assumindo a presidência da Comissão de Assuntos da Criança e do Adolescente. Reeleito para o segundo mandato, licenciou-se em 2009 para assumir a Secretaria de Saúde de São João de Meriti, a convite do então prefeito Sandro Mattos. Em sua nova gestão, ampliou de forma expressiva o alcance e a qualidade da saúde pública na cidade. Entre suas realizações, estão a inauguração dos postos de saúde 24 horas de Éden e Vila União, bem como da primeira UPA 24h no município, em Jardim Íris.

Criou o primeiro Centro de Diagnóstico e Imagem do Estado, no PAM Meriti, custeado integralmente com recursos da Prefeitura. Equipada com tecnologia de ponta, a unidade oferece exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, ultrassom e ecocardiografia, entre outros. Como secretário de Saúde, Iranildo disponibilizou também ambulâncias para atendimento a crianças e idosos. Paralelamente, criou o Centro de Prevenção ao Câncer, com exames completos e equipes de especialistas, além de um trailer para atendimento à população nos bairros.

Em março de 2010, Iranildo retornou à Assembleia Legislativa. No mesmo ano, foi reeleito para o seu terceiro mandato de deputado, com votação expressiva em reconhecimento ao seu trabalho.

Atualmente em seu quarto mandato de deputado estadual, é preside a Comissão de Obras Públicas e membro da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia. Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das UPPs.