Turismo como forma de alavancar economia do Estado

Iranildo Campos apresenta lei para incentivar o setor
Em 08 mar, 2018 12:01h por ascom | Categoria: Geral
None

Dono de belezas e paraísos naturais, o Estado do Rio pode ser beneficiado com a criação de um programa de incentivo ao turismo. O objetivo é aumentar a arrecadação estadual e dar autonomia para que prefeituras e entes públicos agilizem parcerias com a iniciativa privada para captação de recursos e melhora de estrutura em áreas turísticas.

O deputado Iranildo Campos, autor da proposta, quer que o Estado aumente sua capacidade de arrecadação e geração de emprego por meio do turismo. Para isso, o parlamentar apresentou na Alerj o projeto 3121-2017, que cria a Zona Franca de Turismo (ZFT) do Rio.

Ficam incluídos automaticamente na ZFT, os Municípios com natureza, perfil e potencial turísticos. O Poder Executivo poderá estabelecer convênios com órgãos da administração pública direta e indireta, e firmar parcerias com prefeituras, setor privado, para obtenção de recursos técnicos, culturais, materiais e receitas para perfeita realização e implantação da Zona Franca de Turismo.

"Temos que pensar em ajudar a todos os municípios, principalmente os pequenos, pois, chegam a receber 10 (dez) vezes mais visitantes por semana, que sua população fixa, e que deixam toneladas de lixo, problemas e nada em troca, em caso de festas ou férias. O potencial de todas as regiões do Estado pode ser mais explorado", disse Iranildo.

A Zona Franca de Turismo poderá desenvolver parcerias com as prefeituras, empresas públicas, privadas e todos os segmentos de turismo. As parcerias com as prefeituras implantarão ZONAS FRANCAS INDUSTRIAIS DE TURISMO, distritos ou áreas cedidas às empresas de turismo interessadas, por tempo determinado.

Tags: Alerj Lei Turismo

Fotos

None